Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

Tem crescido muito nos últimos anos a procura de pessoas pela Cirurgia Bariátrica. Uma das exigências do médico cirurgião é a avaliação multidisciplinar, dentre eles o laudo do psicólogo. A solicitação de laudo psicológico é necessária para avaliar se o indivíduo está bem para enfrentar as mudanças que vai passar como resultado da cirurgia, seja ele físico, psíquico ou social.
Importante ressaltar que o acompanhamento psicológico é necessário não apenas para adquirir o laudo e sim no pós-operatório, pois haverá mudanças muito significativas, não apenas corporais, mas também em relação ao pensamento. A mente é um dos principais aliados para um bom andamento do pré e pós-operatório, pois precisa mudar a forma como pensa e se relaciona com a comida, aprender a lidar com a compulsão e entender que a cirurgia não é a mudança mágica, e que serão necessários esforços ao longo da vida. A terapia ajudará nesta nova reorganização de vida, pois as mudanças são rápidas, fazendo com que o indivíduo possa ter algumas questões emocionais a serem trabalhadas, evitando assim possíveis transtornos. A terapia ajudará no autoconhecimento e compreensão de suas questões mais angustiantes.
Quem procura a avaliação para a cirurgia bariátrica geralmente apresenta sofrimento psicológico muito grande, vindo muitas vezes do preconceito social devido à obesidade. Por isso, apresentam maior grau de ansiedade, depressão, angústia, compulsão alimentar, dificuldade em se relacionar, timidez, poucas habilidades sociais, transtorno de humor entre outros.