Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma área do conhecimento que estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.
O Psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que podem interferir na assimilação do conteúdo aprendido. E busca identificar como acontece o processo de construção do conhecimento, identificando os pontos que possam estar dificultando essa aprendizagem. Atuando na criação de estratégias que possibilitem e facilitem o aprendizado.
Existe a dificuldade e/ou transtorno de aprendizagem:

  • A dificuldade de aprendizagem é algo mais pontual. Pode ser de origem cultural, cognitiva ou emocional. Quanto antes o diagnóstico for feito melhor é, uma vez que pode gerar consequências a logo prazo.
  • Já os transtornos de aprendizagem estão ligados a dificuldades específicas. O indivíduo apresenta uma disfunção neurológica. Nesses casos, o cérebro tem um funcionamento diferente. A pessoa não apresenta nenhuma questão física, social ou emocional, mas apresentam dificuldades em adquirir conhecimento em determinadas matérias. Os principais transtornos de aprendizagem são: Dislexia, Discalculia, Disgrafia.